XVI Simpósio de Fisioterapia da FMR destaca o atendimento multiprofissional em crianças com TEA
A FMR realizou, no dia 04 de outubro de 2024, o XVI Simpósio de Fisioterapia, abordando o tema do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o objetivo de expandir o conhecimento dos alunos de Fisioterapia e demais cursos da área da saúde sobre essa condição, o evento reuniu profissionais renomados para compartilhar suas abordagens e práticas no atendimento a crianças com TEA.
Entre os palestrantes, estavam o fisioterapeuta neurofuncional e terapeuta ABA Rafael Cardoso, a psicóloga Isabelle Marino Azzem Soares, e a fisioterapeuta Namy Taira, todos com ampla experiência em metodologias como ABA e PEDIASUIT, além de uma forte atuação na área de desenvolvimento motor em crianças com TEA.
A coordenadora do curso de Fisioterapia, Ana Carolina Monteiro Santini, enfatizou a importância do tema, destacando que muitas crianças com TEA no Brasil ainda não recebem intervenções adequadas para o desenvolvimento motor, o que impacta sua socialização e capacidade física. "Todo conhecimento e conscientização são necessários para os nossos alunos entenderem o impacto das intervenções adequadas", afirmou.
O evento também trouxe a percepção dos próprios alunos, como a aluna Ana Luiza, do 2º semestre, que ressaltou a relevância do tema: "Cada vez mais vemos pacientes com TEA na rotina da fisioterapia. Entender o processo de avaliação e tratamento desses pacientes é de extrema importância."
A FMR reafirma seu compromisso com a excelência na formação acadêmica e o preparo de seus alunos para atuar com sensibilidade e competência no mercado de trabalho.