9 dicas para escolher sua carreira

Um tempo atrás, nossos pais e avós escolhiam uma profissão e com ela, seguiriam para sempre. Hoje em dia, não é bem assim.

A escolha de uma profissão é importante, mas nem sempre gostamos da primeira opção e nós temos a liberdade para fazer mudanças.

Um bom exemplo é quando colocamos um destino no GPS e o caminho inicial pode não ser ideal, e durante o trajeto, mudamos de rota. Por isso, a sua primeira Graduação deve ser vista como uma formação inicial e não como destino final.

Para ajudar você a trilhar esse caminho, separamos 9 dicas para não se desesperar no meio da sua rota:

1. Respire fundo e controle a ansiedade
    A pressão é muita nessa passagem do Ensino Médio para o Superior. Ou mesmo no retorno aos estudos. Mas não é preciso entrar em desespero. Não existe escolha certa ou errada. Existem caminhos, jornadas – e você sempre terá alternativas, possibilidades de agregar seus conhecimentos e rever seus passos.

Por isso: muita calma nessa hora.
  2. Descubra que área combina mais com você
    Em geral, as profissões estão separadas em três grandes áreas de atuação: exatas, humanas e biológicas (para algumas universidades dividem-se em comunicação, direito, engenharias e arquiteturas, educação, gerenciais, informática e saúde).
  3. Pesquise sobre as carreiras existentes
    É muito importante saber quais os possíveis caminhos dentro da área escolhida. E dentro desse caminho, quais as profissões do futuro e quais estão ficando obsoletas. Além disso, descubra quais são as proficiências necessárias para a carreira que você quer e qual o melhor curso para adquiri-las.
  4. Fique por dentro sobre carreira e mercado de trabalho
    Qual a possibilidade de crescimento de cada profissão? Qual a concorrência de mercado? Qual a média salarial? Essas são algumas das questões importantes. Fique por dentro, sempre.
  5. Pesquise sobre os cursos
    Mais do que saber o que se faz em determinada carreira (lembre-se que há carreiras que ainda surgirão) é preciso saber qual o currículo desenvolvido em determinado curso. Quais os caminhos que você terá pela frente e quais possibilidades você irá construir com sua formação.
  6. Aprofunde-se em cursos de orientação profissional
    Se fizer um teste vocacional e ainda tiver dúvidas, saiba que há os chamados cursos de orientação profissional. Mais aprofundados, eles traçam o seu perfil a partir de seus próprios gostos, aptidões e talentos.
  7. Converse com profissionais
    Ninguém conhece mais verdadeiramente uma profissão do que um profissional que a escolher. Tente conhecer alguém na carreira desejada e pergunte quais são os maiores desafios e entraves daquela profissão. Isso vai te ajudar a ter uma visão mais concreta e menos romântica da carreira sonhada.
  8. Escolha um mentor
    Se você vai optar por uma carreira diferente de parentes próximos, como seus pais, considere ter um bate papo com algum conhecido que esteja mais próximo da carreira que deseja seguir.
  9. Faça um planejamento financeiro
    Em diversas instituições, assim como a FMR, existem cursos em modalidades e períodos flexíveis como períodos noturnos, semipresenciais e EAD, que permitem que você possa trabalhar durante o dia.

Entretanto, mesmo que tenha condições de custear uma Graduação, é necessário fazer um planejamento financeiro, como qualquer outro tipo de aquisição.

Aproveite e realize a sua inscrição na FMR agora mesmo!