Visita monitorada ao museu penitenciário paulista

Acompanhados pela Profa. Mestra Janaína Régis da Fonseca Stein, os alunos do curso de Direito da Faculdade Marechal Rondon, da cidade de São Manuel, realizaram em 26 de outubro de 2017 visita monitorada junto ao Museu Penitenciário Paulista.

O Museu Penitenciário Paulista, localizado no extinto Complexo Penitenciário do Carandiru e onde hoje se encontra o Parque da Juventude, busca expor a história do Sistema Penitenciário do Estado de São Paulo, com a finalidade de levar ao público informações e conhecimento sobre a ciência jurídica penal e sua execução, a partir de sua própria história, assim como abordar suas características, desenvolvimento e evolução.

A partir do auxílio e acompanhamento de monitoras especializadas, em turmas que não excedem a quinze componentes, a missão do museu é ser um espaço aberto ao público em geral, capaz de propiciar a reflexão sobre a história penitenciária e a pena.

Os alunos foram assistidos o tempo todo, podendo questionar acerca de objetos e fatos históricos sobre a evolução do Sistema Penitenciário Nacional e encarando, inclusive, a experiência de clausura em uma réplica de cela “solitária” existente no museu.

As monitoras esclareceram, ainda, que a função social do Museu Penitenciário Paulista é possibilitar a abordagem de enfoques temáticos que evidenciem as amplas ramificações da relação indivíduo-sociedade sob o ponto de vista da pena.