Primeiros Frutos

Revista Primeiros Frutos

A realização de pesquisa nas Instituições de Ensino Superior é o resultado do esforço institucional através do incentivo e apoio aos seus docentes e discentes para desenvolverem discussões e reflexões, das quais produzam-se pesquisas científicas nas diversas áreas do saber.

A Faculdade Marechal Rondon é uma instituição de ensino superior localizada no município de São Manuel, que iniciou atividades há 10 anos. Desde o início de seu credenciamento e sua instalação a FMR tem primado por levar um ensino de qualidade, formando profissionais e cidadãos responsáveis preocupados com as necessidades sociais regionais e nacionais. Através da formação superior de qualidade e o desenvolvimento das atividades de extensão e de pesquisa, a Faculdade Marechal Rondon cumpre sua missão institucional de “promover a atividade educacional formativa, para desenvolver e preparar profissionais e cidadãos livres e conscientes, que visem desenvolver seus projetos de vida, participativos, responsáveis, críticos e criativos, que desenvolvam, construam e apliquem o conhecimento para aprimoramento contínuo da sociedade em que vivem e de futuras gerações”.

A Diretoria Geral da Faculdade Marechal Rondon executa sua função propiciando as condições necessárias para que os docentes e os discentes possam desempenhar suas atividades de ensino, de extensão, através dos trabalhos voltados para a comunidade e de pesquisa, da iniciação científica e das monografias de Graduação e Pós-graduação, para formar futuros profissionais que ao desempenharem com eficiência suas funções, possam contribuir para o aprimoramento e desenvolvimento sócio-tecnológico-cultural da região.

A Faculdade Marechal Rondon serve à comunidade gerando conhecimento e recursos importantes para os desenvolvimentos científicos, econômicos, profissionais, sociais e culturais, principalmente, mas não exclusivamente da região em que se localiza, objetivando sempre o bem estar da sociedade e, assim, garantindo melhoria da qualidade de vida, sempre defendendo a expressão e o cumprimento da verdade.

A Revista “Primeiros Frutos” é uma das várias atividades e publicações realizadas pela Faculdade Marechal Rondon voltadas para a sociedade e para as Comunidades Acadêmicas e Científicas. Ela torna públicos os trabalhos de conclusão de curso dos formandos nos cursos de Graduação e Pós-graduação a partir ano 2004.

Profº Eduardo Storópoli
Diretor Geral da FMR

A revista “Primeiros Frutos” é o compêndio dos resumos e dos abstracts das monografias de conclusão de curso dos Bacharelados em Administração Geral, Administração em Marketing, Administração em Comércio Exterior e Turismo, além das Pós-Graduações “Lato-Sensu” em Administração Estratégica Empresarial e Direito Civil e Processual Civil da Faculdade Marechal Rondon, publicados a partir de 2004.

“Primeiros Frutos” é uma publicação anual que tem o objetivo de participar à Comunidade Acadêmica e Científica da região os resumos dos trabalhos desenvolvidos pelos graduandos e pós-graduandos dos cursos superiores da faculdade.

O encorajamento ao pensamento reflexivo e questionamento científico faz parte da formação integral na Educação Superior. Por isso, a FMR estimula seus alunos e professores a desenvolverem pesquisas nas diversas áreas do saber. Através do desenvolvimento de trabalhos de iniciação científica, de discussões reflexivas desenvolvidas nos diversos cursos e nas atividades de pesquisa realizadas dentro e fora da sala de aula, a Faculdade Marechal Rondon,por meio dos corpos discente e docente, leva à comunidade local respostas aos problemas e às questões cotidianas na forma de trabalhos acadêmico-científicos, depositados na biblioteca, publicados em revistas e apresentados em Semanas, Simpósios e Congressos, entre outros.

A Revista “Primeiros Frutos” tem como intuito principal tornar público e de forma acessível os resumos dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores da Faculdade Marechal Rondon anualmente, despertando, assim, o interesse nestas monografias por outros alunos, professores e pesquisadores da região, além de ser uma fonte de consulta para futuros trabalhos.

Esta revista também elenca as atividades extensionistas por cursos da FMR, a partir do ano de 2004, em prol das comunidades interna e externa. Nesta lista podemos citar as Semanas de Cursos, atendimentos nas áreas de Saúde, Direito e Administração, Palestras, Campanhas e outros serviços voltados à população do município de São Manuel e região.

A Faculdade Marechal Rondon, através desta publicação, inaugura um rol de revistas voltadas à produção do conhecimento científico espalhado na realidade regional, visando contribuir para o desenvolvimento local e a formação de futuros pesquisadores, desempenhando, assim, seu papel como polo cultura e educacional.

Profº Jefferson Capeletti
Editor