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REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA NPI
NPI – Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar da Faculdade Marechal Rondon

A Revista Científica Eletrônica NPI da FMR/UNINOVE publica trabalhos na forma de artigo completo, nota técnica, revisão bibliográfica, resumo, divulgação de trabalho em andamento e comentários. Esta revista pretende atender a pesquisadores, professores, alunos, além de estudiosos e demais interessados em divulgar seus trabalhos em todas as áreas do conhecimento humano, tornando-se, assim, uma importante fonte de pesquisa para diversas áreas. Salienta-se que esta revista tem caráter multidisciplinar (recebendo trabalhos de todas as áreas do conhecimento humano), e que a sua característica interdisciplinar refere-se ao fato dela integrar esses conhecimentos em uma só base de consulta organizada. Assim, serão aceitos trabalhos de cunho interdisciplinar ou não. Para ajudar a construir uma humanidade melhor.
Conselho Editorial

EXPEDIENTE GERAL

REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA NPI:
Faculdade Marechal Rondon – FMR – São Manuel, SP

PERIODICIDADE: Semestral

FACULDADE MARECHAL RONDON:
Diretor Acadêmico: Prof. Dr. Jefferson Capeletti

EDITOR GERAL DA REVISTA:
Prof. Dr. Anselmo José Spadotto

CONSELHO EDITORIAL:
Os trabalhos enviados à revista serão analisados pelo Conselho Editorial, que poderá encaminha-los a Consultores ad hoc, a seu critério.

FACULDADE MARECHAL RONDON:
São Manuel, Estado de São Paulo – Fone/Fax.: (14) 3842-2000 – e-mail: fmr@fmr.edu.br

COMO ENVIAR OS TRABALHOS: Os trabalhos poderão ser submetidos por e-mail, pelos Correios (gravado em disquete 3 ½) ou em CD-ROM. Endereço: FMR – NPI – Caixa Postal, 19 – CEP 18650-000 – São Manuel – SP ou e-mail npi@fmr.edu.br

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

FORMATAÇÃO GERAL:

1. Forma e Tamanho: A4, fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1,5, com 3 cm de margem superior, inferior, esquerda e direita. O tamanho do arquivo não deverá ultrapassar 2,0 Mb (inclusos tabelas e gráficos) gravado em editor de texto Word for Windows.
2. Título: Em letra maiúscula, negrito e centralizado. Nome do(s) autor(es): Em letra maiúscula, sendo o sobrenome e os outros nomes abreviados (Ex.: SILVA, J.J.); Logo abaixo e para cada autor, citar instituição (se pertencer a alguma), cidade, estado e país; O e-mail do primeiro autor (ou do autor) deverá ser colocado a seguir. Resumo: Máximo de 100 palavras e 5 palavras-chave; Abstract: Incluir o título em inglês e 5 keywords.
3. Idiomas: Serão aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: Português, espanhol e inglês.

TRABALHO COMPLETO:
Destina-se a profissionais ou equipes mais experientes, e geralmente, são trabalhos originados de pesquisas científicas mais elaboradas. Esse tipo de trabalho representa ponto importante na vida profissional.
Obrigatório: Itens 1 e 2 da “Formatação Geral”.
Corpo do texto: Sub-itens destacados em negrito, no mesmo corpo do texto, alinhados à esquerda: Introdução (com objetivos), revisão bibliográfica, materiais e métodos, resultados e discussão, conclusões, referências bibliográficas e agradecimentos (opcional). Observações: Não incluir notas de rodapés, anexos ou apêndices. As tabelas e gráficos deverão ser enumeradas, conter títulos explicativos e colocadas na seqüência do texto. As fotografias e ilustrações poderão ser coloridas e devem ser inseridas no corpo do texto. As citações no corpo do texto deverão ser feitas pelo sobrenome do autor. As referências bibliográficas e citações deverão obedecer à norma ABNT mais recente. Limite de Páginas: 20.

NOTA TÉCNICA:
Através da Nota Técnica, o autor apresenta a comunidade uma descrição de instrumentos e técnicas de pesquisa. Com isso, o autor pode inserir-se, ainda mais, na área científica/tecnológica.
É obrigatório conter também: Item 1 da “Formatação Geral”.
Deverá ter no máximo 03 páginas.
Corpo do texto: Introdução (com objetivos), metodologia, resultados, discussão, conclusão ou considerações finais, referências bibliográficas e agradecimentos (opcional).

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA:
A Revisão Bibliográfica mostra a linha de pesquisa (ou uma das linhas de pesquisa) de um autor ou grupo de pesquisa. Através dela o profissional pode ser referenciado por outros autores, tendo seu nome em destaque.
É obrigatório conter também: Item 1 da “Formatação Geral”.
Deverá ter no máximo 04 páginas.
Corpo do texto: Introdução (com objetivos), desenvolvimento, conclusão ou considerações finais, referências bibliográficas e agradecimentos (opcional).

RESUMO
É uma forma do profissional apresentar seu trabalho a comunidade científica e/ou técnica de modo conciso. O Resumo deverá ter por base um Trabalho Completo ou um conjunto de dados que permita elaborar um trabalho desta natureza.
É obrigatório conter também: Item 1 da “Formatação Geral”.
Deverá ter no máximo 02 páginas.
Não deverá conter gráficos, tabelas ou qualquer tipo de ilustrações. Deverá conter objetivos, resultados, conclusão ou considerações finais e palavras-chave. Não é obrigatório o Abstract.

TRABALHO EM ANDAMENTO
É uma forma de você “demarcar um espaço” dentro da área científica e/ou técnica.
É obrigatório conter também: Item 1 da “Formatação Geral”.
Deverá ter no máximo 03 páginas.
Corpo do texto: Introdução (com objetivos), revisão bibliográfica, metodologia, referências bibliográficas e agradecimentos (opcional). Não é obrigatório o Abstract.

COMENTÁRIOS
Você poderá publicar seu comentário sobre um assunto através de uma terminologia técnica e/ou científica. É, também, uma forma do autor se tornar mais conhecido.
É obrigatório conter também: Item 1 da “Formatação Geral”.
Deverá ter no máximo 02 páginas. Não deverá conter gráficos, tabelas ou qualquer tipo de ilustrações. Deverá conter objetivo, conclusões ou considerações finais e palavras-chave. Não é obrigatório o Abstract.

OBSERVAÇÕES

DIREITOS AUTORAIS: Serão aceitos trabalhos de primeira publicação ou já publicados em outras revistas (ou outros meios de publicação), cabendo ao autor ou autores a responsabilidade de mencionar no final do texto “primeira publicação”, caso se enquadre nesta categoria.

RESPONSABILIDADE PELO CONTEÚDO: Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.

CASOS NÃO PREVISTOS: Os casos não previstos por estas Normas serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista.

ARTIGOS NÃO APROVADOS: Os artigos não aprovados não serão devolvidos.

DECISÕES DO CONSELHO EDITORIAL: A avaliação do Conselho Editorial ou de terceiros nomeados por este será soberana.