Regulamento da biblioteca

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

A Biblioteca Universitária é um órgão de apoio cultural que seleciona, coleta, organiza, armazena, recupera e dissemina informações para o corpo docente e discente e para a comunidade acadêmica, tendo como base os projetos pedagógicos e o desenvolvimento da literatura científica e cultural, contribuindo para a formação do espírito crítico e construtivo.

1. USUÁRIOS E FORMAS DE ACESSO A utilização das bibliotecas é permitida aos alunos, professores e funcionários da FACULDADE MARECHAL RONDON, inclusive, aos alunos de Educação à Distância. Para a comunidade externa e ex-alunos, pode ser realizada consulta local. O acesso ao catálogo da Biblioteca pode ser realizado junto aos terminais de consulta na própria biblioteca ou via internet pela página www.fmr.edu.br, na central do Aluno, que inclui também a Biblioteca Digital.

2. HORÁRIO DE ATENDIMENTO Atendimento: 14h às 22:45 (2ª a 6ª) e das 8h às 12h (Sábado)

Via internet: consulta, renovação e reserva 24 horas, observar que a renovação é permitida até as 23:59 da data de devolução. E-mail: joseds@fmr.edu.br

3. INSCRIÇÃO DOS USUÁRIOS Toda a comunidade acadêmica (alunos, professores e funcionários) está inscrita automaticamente no Sistema de Biblioteca, a partir do momento de sua matrícula na instituição e recebimento de senha que será utilizada em todas as operações. Cancelamento A matrícula na Biblioteca será cancelada no caso de: Conclusão do curso Trancamento da matrícula Cancelamento de matrícula Rescisão do contrato de trabalho (no caso de funcionários)

4. EMPRÉSTIMO O empréstimo é pessoal e intransferível. É permitido ao usuário que estiver em dia com a Biblioteca. O usuário que estiver com item em atraso fica impossibilitado de realizar novos empréstimos. A Biblioteca não realiza empréstimos a terceiros, mesmo de posse de documentos e senha do titular.

4.1. Procedimento de empréstimo Antes de se dirigir ao balcão de empréstimo é necessário que o usuário consulte o catálogo on-line, nos terminais da Biblioteca ou Central do aluno onde irá verificar a disponibilidade do material desejado e anotar sua localização na estante composta por números, letras e sinais.De posse destes dados proceder conforme segue:

Alunos: É necessária a apresentação do cartão de Registro Acadêmico (RA) e digitação da senha pessoal (a mesma da Central do Aluno). Nos casos em que o usuário não estiver portando o cartão com o RA, o empréstimo poderá ser efetivado mediante a apresentação da carteira de identidade (RG) e da digitação do número do RA pelo próprio usuário, seguido de sua senha que é pessoal e intransferível. Funcionários / Professores. É necessária a apresentação do crachá constando o número da matrícula e a digitação da senha pessoal (a mesma da Central do Professor). Nos casos em que o usuário não estiver portando o crachá com a matrícula, o empréstimo poderá ser efetivado mediante a apresentação da carteira de identidade (RG) e da digitação do número da matrícula pelo próprio usuário, seguido de sua senha.

4.2 Dos materiais

Empréstimo domiciliar: livros, DVDs, VHS, CDs. Empréstimo local: dicionários, enciclopédias, periódicos, obras raras, teses, dissertações, catálogos e folhetos. Consulta interna, sem permissão de saída da biblioteca: TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), monografias de especialização, normas técnicas, regulamento, regimento interno. A Biblioteca da FACULDADE MARECHAL RONDON não efetua cópias de documentos e materiais. Em caso de necessidade de empréstimos de materiais de uso local, mesmo que para fins reprográficos, deverão ser devolvidos no mesmo dia. 4.3 Dos limites de empréstimo O empréstimo deve totalizar as quantidades abaixo descritas de acordo com a categoria a que pertencem:

Alunos de graduação e funcionários podem retirar até 03 (três) obras. Alunos de pós-graduação e professores até 05 (cinco) obras. Os usuários têm o direito de levar apenas 01 (um) exemplar de cada título.

4.4 Dos prazos de empréstimo Livros, DVDs, VHS, CDs. Alunos de graduação e funcionários: prazo de 07 (sete) dias / Alunos de pós-graduação e professores: prazo 14 (catorze) dias. Dicionários, enciclopédias, periódicos, obras raras, teses, dissertações, catálogos e folhetos: Alunos, professores e funcionários: devolver no mesmo dia. Fita de vídeo Alunos, funcionários – uso Local/ professor – 7 dias. DVDs Alunos, funcionários – uso Local/ professor – 7 dias.

4.5 Renovações Alunos de graduação: 02 (duas) vezes/ Alunos de pós-graduação, professores e funcionários: 01 (uma) vez. A renovação do empréstimo é efetuada se a obra não estiver reservada por outro usuário e não houver pendências do usuário com a biblioteca. A renovação poderá ser realizada nos terminais de consulta da Biblioteca em seu horário de funcionamento ou pela internet até as 23h59 da data de devolução, utilizando sua identificação: código (R.A) ou matrícula e senha. É aconselhável que a renovação seja feita em tempo hábil para que seja identificada a possibilidade de renovação ou não. Os materiais de uso local, CDS, DVDs e VHS não são renováveis. A renovação de empréstimo já atrasado não será efetivada. Em caso de não efetivação da renovação, o material deverá ser devolvido imediatamente para não cumulação de multas.

4.6 Reserva A reserva poderá ser feita via Internet ou nos terminais da Biblioteca, desde que, todos os exemplares estejam emprestados. É válida por 24 horas após a devolução da obra. Após a data marcada para a retirada do material reservado, o usuário terá o prazo de 24 horas para efetivar o empréstimo, caso contrário essa reserva será cancelada automaticamente pelo sistema. Os alunos e os colaboradores podem efetuar 01 (uma) reserva e os professores até 03 (três). IMPORTANTE: Os serviços oferecidos pela Internet (renovação, reserva ou consultas à situação do cadastro, data de devolução, históricos, multas por atraso), só estarão disponíveis para aqueles que possuem número de RA/ matrícula e senha.

5. DEVOLUÇÃO A devolução é realizada no Balcão de Atendimento e só será oficializada após seu registro no sistema e emissão do recibo de devolução. O usuário deve observar o prazo de devolução, evitando multa diária. Cabe ao usuário verificar no ato do empréstimo a data da devolução, não sendo aceitas reclamações posteriores, para obras devolvidas fora do prazo estipulado.

6. MULTA A instituição da multa tem por finalidade disciplinar o retorno dos bens cedidos por empréstimo, estimulando a devolução no prazo estipulado. Visando assim atender a comunidade usuária em sua totalidade. O usuário que devolver a(s) obra(s) emprestada (s) após a data do vencimento receberá penalidade (multa). Alegar furto, roubo, perda, não isenta o usuário de pagamento de multa por atraso. Será cobrada multa diária de R$ 2,00 (dois reais) para cada item em atraso. Ex.: 3 (três) itens em atraso = R$ 6,00 de multa por dia. As multas serão geradas nas seguintes circunstâncias: a) Por atraso na devolução do material b) Por atraso ou não efetivação da renovação, que deverá ser realizada até a data prevista para devolução. Observando-se que os materiais de uso local, CDS, DVDs e VHS não são renováveis e seu atraso implica em multa automaticamente. O valor da multa será computado até a data efetiva da entrega dos materiais. O total será encaminhado ao sistema financeiro sempre no mês subsequente a aquisição da mesma. Até a efetivação do pagamento o serviço de renovação ficará indisponível, devendo o usuário comparecer ao balcão de atendimento com os livros em mãos na data de devolução. O pagamento deverá ser efetuado via boleto bancário, gerado através da Central do Aluno (título com prefixo LIV) e o pagamento em agência bancária ou pelo seu Internet Banking. Após a data do vencimento do boleto, será necessário acessar novamente a Central do Aluno e efetuar a negociação on-line, para a geração de um novo título.

7. EEB – Empréstimo entre bibliotecas (instituições externas) Consultar a Biblioteca para procedimento.

8. COMUT – Comutação Bibliográfica Os pedidos de artigos de periódicos podem ser feitos por meio do Programa de Comutação Bibliográfica do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), devendo ser fornecidos os dados completos de referência do artigo, os quais serão localizados dentre as bibliotecas-base do Catálogo Coletivo Nacional. Esse serviço não é gratuito, devendo o solicitante se informar sobre o valor a ser pago com a Bibliotecária.

9. RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO O usuário deve entregar as obras retiradas no prazo estipulado, zelando pelas mesmas e substituindo-as em caso de perda, danificação ou furto. Não rasurar, riscar, colocar papéis, sujar, amassar, retirar folhas ou cometer qualquer tipo de dano físico aos materiais do acervo. Sujeito à reposição do material. Substituir, em mesma edição, volume ou edição mais recente, qualquer material extraviado ou danificado. Em se tratando de publicação esgotada, a obra a ser reposta poderá ser substituída por outra de conteúdo e valor equivalente, a critério da Bibliotecária.

10. PROIBIÇÕES Visando oferecer ao usuário um ambiente adequado, é expressamente proibido ao usuário nas dependências da Biblioteca e Sala de Leitura:

Falar alto; Escutar música no ambiente da biblioteca; Comer ou beber; Fumar (lei n. 2845 de 20/05/1981); Falar ao telefone celular (lei n. 12511 de 05/11/1997); A reprodução de documentos fica condicionada à Lei dos Direitos Autorais (Lei Federal n.º 9.610/1998); Não é permitido filmar ou fotografar o interior das bibliotecas sem prévia autorização; Não é permitido dar aulas nas dependências da Biblioteca; Não é permitido fotografar os livros emprestados.

11. ORIENTAÇÕES GERAIS 11.1 Salas de Estudo em grupo Utilização das salas estudo em grupo: acesso livre sem necessidade de reserva. Observar critérios a seguir:

As salas de estudo em grupo possuem número mínimo de 3 (três) usuários e máximo de 6 (seis) usuários. Na ausência de grupos o acesso é livre. Não é permitido o transporte de cadeiras de outros ambientes para superlotação destas salas. Não é permitido deixar objetos nas salas com o intuito de reservá-las, pois, outros usuários tem livre acesso ao ambiente, e a biblioteca não se responsabiliza por estes.

11.2 Cabines de estudo individual As cabines de estudo individual são para fins de estudo e pesquisa, ficando o usuário proibido de colocar pés nos assentos e bancadas, nem tampouco utilizar o ambiente para dormir.

12. DISPOSIÇÕES FINAIS Alegar desconhecer este regulamento não isenta o usuário das penalidades constantes no mesmo, que entra em vigor a partir de sua publicação.